Fim dos Tempos




Filme 2008


Direção:M. Night Shyamalan
Roteiro:M. Night Shyamalan
Elenco:Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo, Ashlyn Sanchez, Spencer Breslin, Robert Bailey Jr., Betty Buckley, Jeremy Strong


Shyamalan erra a mão faz um tempo, mas nada comparado a este Fim dos Tempos. Ô filmezinho passatempo de Telecine Light às 11:30 da manhã. Meu Deus, eu torci para gostar, para que os críticos tivessem uma implicância básica com fórmula do diretor, mas não deu mesmo. Com uma revolta de pássaros, eu me encantei vendo o genial Hitchcock, repleta de medo daquelas cenas em que lindos bichos enfezados misturavam suspense e mistério. Já com as plantas aqui, a fórmula não funcionou, um tanto sem graça e sem sentido, não há nem medo, nem suspense naquele ventinho assoviante. No roteiro há um casal cansado, com seus probleminhas básicos, tem um suposto amante na jogada e um cara preocupado com os chifres do amigo. Todos os problemas resolvidos pela toxina da destruição, ou será do amor e da reaproximação? Ah, e uma velha senhora numa casa isolada que não diz coisa com coisa, ressaltando-se que nem ainda teria sido atingida pela toxina do suicídio. Impacto nas mortes, na forma como o ser humano morre facilmente, frágil como uma abelha(sem querer ofender essas fofurinhas), mas, só fazendo uma analogia a certa cena do filme.
Não nego que a atmosfera de mistério ainda é uma das coisas que o diretor sabe fazer bem; ele consegue dar um clima inicial em seus filmes ao qual não sabemos ainda onde vai parar o final, sendo que neste filme, a mensagem de um fim dos tempos é mais uma confirmação do que tem sido a vida humana por milênios, das destruições naturais, auto-destruição, ou seja, situações pertinentes mas que não renderam aqui no fraco roteiro. Diálogos ruins e interpretações sem impacto. É belo, é misterioso, é até mesmo envolvente, como se pegássemos cenas soltas e disséssemos, olha lá que legal!
Eu ainda prezo pelo estilo Shyamalan, juro, mesmo metendo bomba neste filme, não nego que o assistiria de novo, e nem que continuarei a assistir outras obras que virão deste diretor, mas não posso me privar de dizer, que recheado de defeitos como está Fim dos Tempos, merece sim uma nota baixa.
Nota 4

Nenhum comentário: